Coreia do Norte anuncia retomada do diálogo com os EUA para esta semana

A República Popular Democrática da Coreia informou através de sua agência oficial de notícias que diálogo com EUA será retomado na próxima sexta-feira (4)

(Foto: REUTERS/JONATHAN ERNST)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

EFE - A Coreia do Norte anunciou nesta terça-feira (1º/10) que chegou a um acordo com os Estados Unidos para retomar seu diálogo a partir da próxima sexta, informou a agência de notícias estatal "KCNA".

"A RPDC (República Popular Democrática da Coreia, nome oficial da Coreia do Norte) e os EUA concordaram em manter um contato preliminar em 4 de outubro e manter negociações no nível do trabalho no dia 5 de outubro", disse em um breve comunicado, a primeira vice-ministra das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Choe Son-hui.

A vice-ministra, que não especificou o local em que esses contatos serão realizados, acrescentou que espera que as negociações "acelerem o desenvolvimento positivo" das relações entre os dois países.

Recentemente, Pyongyang mostrou sua intenção de retomar o diálogo com Washington após um período de tensão marcado pelos seus lançamentos de projéteis em protesto pelas manobras militares conjuntas dos exércitos dos Estados Unidos e Coreia do Sul, consideradas pelos norte-coreanos como uma simulação de invasão.

Naquela época, o próprio presidente americano, Donald Trump, minimizou a importância das provas e disse que não violavam os acordos que ele alcançou com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, na primeira cúpula, em Singapura, em junho de 2018. Na semana passada, ele até especulou com uma nova reunião para este ano.

Esse encontro seria o quarto entre os dois líderes, que já estiveram frente a frente em Hanói, em fevereiro deste ano, em uma noite tensa que terminou abruptamente e sem acordo.

Trump e Kim se reuniram novamente na fronteira inter-coreana em junho, em uma reunião informal em que concordaram em destravar o diálogo e reiniciar as reuniões de trabalho, algo que finalmente se espera acontecer no final desta semana. 

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email