Coreia do Norte confirma teste com lança-foguetes de grande calibre

O governo da Coreia do Norte afirmou nesta quarta-feira (11) que a arma testada na véspera foi um lança-foguetes múltiplo de grande calibre, como o usado no mês passado

O líder norte-coreano Kim Jong Un
O líder norte-coreano Kim Jong Un (Foto: KCNA)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

O governo da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) afirmou nesta quarta-feira (11), que a arma testada na véspera foi um lança-foguetes múltiplo de grande calibre, como o usado no mês passado.

O comunicado da agência oficial de notícias KCNA descreveu o lança-foguetes como "super grande" e observou que o líder norte-coreano, Kim Jong-un esteve presente no teste, mas não deu detalhes sobre o grau de sucesso da operação. 

As imagens publicadas pela "KCNA" mostram o líder supervisionando o lançamento, no qual também esteve presente sua irmã e braço direito, Kim Yo-Jong, e o que parece ser um sistema com quatro tubos de lançamento de 600 mm montados em uma plataforma móvel ereta (TEL).

Por sua vez, as fotos revelam que a Coreia do Norte conseguiu testar três projéteis, embora as autoridades militares da Coreia do Sul e dos Estados Unidos tenham detectado apenas o lançamento de dois.

O Estado-Maior Conjunto disse ontem que que Pyongyang disparou, como teste, "dois projéteis de curto alcance não identificados" no Mar do Japão, a partir da cidade de Kaechon.

Este é o 10º teste de armas norte-coreano neste ano, depois de 17 meses sem realizá-los, enquanto ocorriam as primeiras rodadas diplomáticas com os Estados Unidos.

Este último teste aconteceu horas depois que a vice-ministra das Relações Exteriores, Choe Son-hui, disse que a Coreia do Norte vê com bons olhos marcar uma data para um encontro com representantes da Casa Branca no final do mês.

Participe da campanha de assinaturas solidárias do Brasil 247. Saiba mais.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247