Coreia do Norte diz que fez teste de novo sistema de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte afirmou nesta quinta-feira (1º/8) que testou na véspera um novo sistema de lançamento de mísseis teleguiados de alto calibre, uma operação supervisionada pelo líder do país, Kim Jong-un, segundo a agência estatal KCNA

(Foto: Sputnik)

EFE - A Coreia do Norte afirmou nesta quinta-feira (1º/8) que testou na véspera um novo sistema de lançamento de mísseis teleguiados de alto calibre, uma operação supervisionada pelo líder do país, Kim Jong-un, segundo a agência estatal KCNA.  

"O teste verificou a efetividade de combate do sistema, que terá papel principal nas operações militares terrestres em um curto período de tempo, de acordo com a política estratégica de modernização da artilharia do país", afirmou em comunicado.  

A KCNA também revelou que o teste foi supervisionado por Kim.   A agência oficial norte-coreana definiu as armas testadas como "um sistema recém-desenvolvido de foguetes múltiplos de controle remoto de alto calibre", o que contrasta com a análise do Estado-Maior Conjunto Sul-Coreano, que apontava ter se tratado de mísseis balísticos de curto alcance.  

Os projéteis lançados na quarta-feira mostraram padrões de voo semelhantes ao novo tipo de mísseis balísticos testados pela Coreia do Norte no último dia 25.    

Alguns analistas apontam que esses mísseis teriam ao seu alcance o território sul-coreano e as bases norte-americanas localizadas lá, mas não representariam uma ameaça ao território dos EUA.  

Portanto, esta série de testes de armas é interpretada como um protesto pelo Norte antes do início das manobras militares conjuntas planejadas por Washington e Seul para a próxima semana.  

Os recentes lançamentos de mísseis, os primeiros desde o encontro entre Kim Jong-um e o presidente dos EUA, Donald Trump, na fronteira entre as duas Coreias, no último dia 30 de junho, ameaçam elevar as tensões na região. As negociações para a desnuclearização da Coreia do Norte  seguem paralisadas.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247