CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Coreia do Norte pede unificação com Coreia do Sul

Delegação de autoridades e jogadoras de hóquei no gelo norte-coreanas cruzaram a fortemente protegida fronteira com a Coreia do Sul, , para iniciar treinamento olímpico conjunto, à medida que Pyongyang pediu para todos os coreanos buscarem a unificação das duas nações; mais cedo, a Coreia do Norte fez um raro anúncio destinado a "todos os coreanos em casa e no exterior", dizendo que eles devem fazer um "avanço" para a unificação sem a ajuda de outros países

Delegação de autoridades e jogadoras de hóquei no gelo norte-coreanas cruzaram a fortemente protegida fronteira com a Coreia do Sul, , para iniciar treinamento olímpico conjunto, à medida que Pyongyang pediu para todos os coreanos buscarem a unificação das duas nações; mais cedo, a Coreia do Norte fez um raro anúncio destinado a "todos os coreanos em casa e no exterior", dizendo que eles devem fazer um "avanço" para a unificação sem a ajuda de outros países (Foto: Paulo Emílio)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Reuters - Uma delegação de autoridades e jogadoras de hóquei no gelo norte-coreanas cruzaram a fortemente protegida fronteira com a Coreia do Sul, nesta quinta-feira, para iniciar treinamento olímpico conjunto, à medida que Pyongyang pediu para todos os coreanos buscarem a unificação das duas nações.

O grupo incluía 12 atletas norte-coreanas que irão formar uma equipe feminina conjunta de hóquei no gelo com jogadoras da Coreia do Sul na Olimpíada de Inverno que acontecerá no próximo mês, na cidade sul-coreana de Pyeongchang.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Após passarem por postos de verificação sul-coreanos na fronteira, a equipe viajou para o centro nacional de treinamentos em Jincheon, 90 quilômetros ao sul de Seul.

Descendo do ônibus, as atletas ignoraram perguntas, conforme foram cercadas por diversos veículos da mídia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Elas vestiam casacos de inverno em branco, azul e vermelho, cores da bandeira da Coreia do Norte, com o nome "DPR Korea" gravado nas costas, em referência ao nome oficial do país, República Popular Democrática da Coreia.

Em Jincheon, as atletas foram recebidas pela chefe da equipe sul-coreana, Sarah Murray, que anteriormente chamou a decisão do governo de formar uma equipe conjunta com a Coreia do Norte de uma "situação difícil".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De acordo com um acordo feito durante as primeiras conversas oficiais entre as Coreias em dois anos, a equipe conjunta irá vestir uniformes unificados e marchar sob uma bandeira única na cerimônia de abertura dos Jogos, em 9 de fevereiro.

A Coreia do Sul se preparou para "todos os cenários de contingência" caso a Coreia do Norte realize qualquer ato provocante durante a Olimpíada, mas os Jogos continuam uma oportunidade para "engajamento pacífico", disse a ministra de Relações Exteriores da Coreia do Sul, Kang Kyung-wha, à Reuters em entrevista nos bastidores do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. "Nós precisamos tirar o melhor disto".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mais cedo nesta quinta-feira, a Coreia do Norte fez um raro anúncio destinado a "todos os coreanos em casa e no exterior", dizendo que eles devem fazer um "avanço" para a unificação sem a ajuda de outros países, informou a mídia estatal.

Todos os coreanos devem "promover contato, viagens, cooperação entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul", enquanto acrescentando que Pyongyang irá "esmagar" todos os desafios contra a reunificação da península coreana.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO