Coreia do Norte se mostra otimista às vésperas de reunião com EUA

A delegação norte-coreana que se reunirá com emissários dos EUA expressou nesta quinta-feira "otimismo" em relação ao encontro

(Foto: REUTERS/JONATHAN ERNST)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

EFE - A delegação oficial da Coreia do Norte que se reunirá nos próximos dias com enviados dos Estados Unidos expressou nesta quinta-feira (3) o "otimismo" em relação esse encontro, que busca retomar o diálogo sobre a desnuclearização, segundo o chefe da equipe de negociação norte-coreana, Kim Myong-gil.

As declarações do representante de Pyongyang foram feitas nesta quinta-feira, quando a comitiva passou pelo aeroporto de Pequim, com possível destino final em Estocolmo, na Suécia, segundo a agência sul-coreana "Yonhap".

Kim, que viaja acompanhado de três representantes da Coreia do Norte, afirmou que a missão procura "manter uma reunião de trabalho com os Estados Unidos" sobre desnuclearização, mas não detalhou onde será o encontro.

"Depois que os Estados Unidos enviaram um novo sinal, tenho altas expectativas e estou otimista sobre o resultado final", disse o líder da delegação e ex-embaixador da Coreia do Norte no Vietnã.

"Yonhap" informou que a delegação de Pyongyang tem passagens reservadas da companhia aérea Air China para voar nas próximas horas rumo à capital sueca.

De acordo com a agência, além de Kim, integram a delegação o novo encarregado de assuntos da América do Norte do Ministério das Relações Exteriores norte-coreano, Jo Chol-su, assim como o seu antecessor no cargo, Kwon Jong-un. O retorno da missão norte-coreana estaria programado para a próxima segunda-feira, também via Pequim.

Por parte dos Estados Unidos, só se confirmou que haverá contatos com representantes norte-coreanos nos próximos dias. Não foram divulgados detalhes sobre datas ou lugar.

Essas reuniões, de caráter técnico em sua primeira etapa, foram estipuladas quando o presidente americano, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, tiveram um encontro informal no dia 30 de junho, na fronteira entre Coreia do Sul e Coreia do Norte.

A nova rodada de contatos procura estabelecer os fundamentos para que se convoque uma terceira cúpula entre Trump e Kim. Os governantes já se reuniram em Singapura, em junho de 2018, e em Hanói, em fevereiro.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247