Coreia do Norte teria dois mísseis escondidos na costa leste
A informação da agência sul-coreana Yonhap não pôde ser confirmada, mas pode ter a intenção de demonstrar uma ameaça por parte do Norte ao Japão ou às bases norte-americanas em Guam



SEUL, 5 Abr (Reuters) - A Coreia do Norte colocou dois de seus mísseis de médio alcance em lançadores móveis e os escondeu na costa leste do país, disse a agência sul-coreana de notícias Yonhap nesta sexta-feira, citando fontes de inteligência da Coreia do Sul.
A informação não pôde ser confirmada, mas pode ter a intenção de demonstrar uma ameaça por parte do Norte ao Japão ou às bases norte-americanas em Guam. O Norte ameaçou atacar as bases em Guam se os Estados Unidos realizarem uma ataque.
"No início desta semana, o Norte transferiu dois mísseis Musudan de trem e os colocou em lançadores móveis", dise um oficial militar familiarizado com o assunto à Yonhap.
O Ministério da Defesa da Coreia do Sul não quis comentar a reportagem.
Há relatos não confirmados na mídia de que o Norte levou mísseis para a costa leste na quinta-feira, mas não estava claro quais mísseis teriam sido deslocados.
A especulação foram em torno de dois tipos de mísseis que não se tem conhecimento que tenham sido testados.
Um deles é o chamado míssil Musudan, que o Ministério da Defesa da Coreia do Sul estima que tem alcance de até 3.000 km. O outro é chamado de KN-08, que acredita-se ser um míssil balístico intercontinental, que não foi testado.
O ministro da Defesa sul-coreano disse não acreditar que o míssil que foi transferido para o leste seja o KN-08.
A Coreia do Norte tem melhorado lenta e progressivamente suas capacidades de mísseis nos últimos anos, e as autoridades dos EUA dizem que seus mísseis podem ser capazes de atingir territórios e Estados norte-americanos fora do continente, incluindo Guam, Alasca e Havaí.
(Reportagem de David Chance)
O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247