Cresce nos EUA número de crimes de supremacistas brancos

Dados publicados recentemente pela Liga Anti-Difamação (ADL, na sigla em inglês) revelam que, em 2017, 59% do total de atentados terroristas nos EUA e outros casos de violência foram cometidos por grupos de extrema direita e supremacistas brancos. Um ano antes, este setor extremista era responsável por 20% dos casos

Cresce nos EUA número de crimes de supremacistas brancos
Cresce nos EUA número de crimes de supremacistas brancos

247 - Dados publicados recentemente pela Liga Anti-Difamação (ADL, na sigla em inglês) revelam que, em 2017, 59% do total de atentados terroristas nos EUA e outros casos de violência foram cometidos por grupos de extrema direita e supremacistas brancos. Um ano antes, este setor extremista era responsável por 20% dos casos.

Pesquisa do Centro para Estudos Internacionais e Estratégicos (CSIS) também indica um crescimento dos casos de violência praticada pela extrema direita.

As informações foram publicadas pelo jornal O Estado de S. Paulo, o que evidencia que nos últimos dois anos os EUA foram palco de ataques de crimes de ódio ligados a radicais "nacionalistas".

Em 2017, lembra o jornal, na cidade de Charlottesville, supremacistas brancos e simpatizantes do neonazismo fizeram uma manifestação na cidade. Um ato contrário ao grupo foi atacado por um motorista, que jogou o carro contra manifestantes, matando uma mulher e ferindo 19 outras pessoas.

O jornal traz o depoimento de Brian Levin, diretor do Centro para Estudo do Ódio e Extremismo, da Universidade da Califórnia, apontando que o número de homicídios causados por extremistas de direita e nacionalistas brancos subiu de 13 casos, em 2017, para 17, em 2018, nos EUA. "A questão está afetando não só os EUA, mas muitos países do mundo", afirma. "Qualquer movimento radical e de ódio pode cometer um ataque em massa. Mas há algumas ideologias que estão tendo um incentivo maior. Hoje, os nacionalistas brancos são a ameaça extremista mais proeminente", completa Levin.

Ao vivo na TV 247 Youtube 247