CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Crise do capitalismo faz a fúria eclodir pelo mundo

Em artigo opinativo para o UOL, o jornalista Jamil Chade assinala a eclosão de manifestações e rebeliões populares em diversas cidades do mundo, demonstrando "a fúria de cidadãos contra as autoridades, algumas delas legitimamente estabelecidas".

Manifestação e repressão no Equador (Foto: Ivan Castaneira/Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Em diferentes cidades do mundo, as últimas semanas têm sido marcadas pela eclosão de manifestações que redundam em verdadeira rebelião popular e violenta repressão por parte das autoridades. 

"Visualmente, os manifestantes não se parecem. Uns são brancos de olhos azuis. Outros, indígenas, árabes ou asiáticos. Mas em castelhano, em inglês, em árabe ou em catalão, surpreende a semelhança dos cartazes, das palavras de ordem", escreve o jornalista Jamil Chade para o UOL

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Acima de tudo, surpreende o fato de que todos esses locais estarem vivenciando o mesmo fenômeno: a fúria de seus cidadãos contra as autoridades, algumas delas legitimamente estabelecidas", observa.

"Seja qual for a base da eclosão quase simultânea dessa ira, está na hora de se perguntar: o que tem levado milhares de pessoas a tomar as ruas de forma, algumas de maneira tão violenta?" Uma pista pode estar na suspeita cada vez mais clara de que ainda estamos vivendo as consequências da pior crise do capitalismo e o colapso do sistema financeiro de 2008. Unidos, os países do G-20 estabeleceram um plano e resgataram a economia internacional. Para isso, injetaram ao longo de anos um total de US$ 10 trilhões".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Governos explicaram aos seus cidadãos que era o momento de fazer esforços. De trabalhar mais, de pagar mais impostos, de reduzir os sonhos e de adiar de forma indefinida planos. A promessa: o resultado seria positivo para todos", assinala.

"Mas, uma década depois, a história mostra que não foi bem assim. Os banqueiros voltaram a ganhar, os bancos voltaram a ter lucros, a elite econômica voltou a ver resultados e as bolsas voltaram a festejar". "Enquanto isso, a desigualdade social explodiu."

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO