CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Cuba denuncia manobra dos EUA para prejudicar relações diplomáticas

O ministério cubano das Relações Exteriores denunciou nesta quarta-feira (28) uma nova manobra dos Estados Unidos que pode prejudicar as relações diplomáticas entre os dois países; em comunicado, a Chancelaria cubana defendeu o funcionamento normal das duas missões diplomáticas; na foto, a embaixada do país caribenho em Washington

Cuba denuncia manobra dos EUA para prejudicar relações diplomáticas (Foto: ANDREW HARNIK / POOL)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247, com Prensa Latina - O ministério cubano das Relações Exteriores denunciou nesta quarta-feira (28) uma nova manobra dos Estados Unidos que pode prejudicar as relações diplomáticas entre os dois países. Em comunicado, a Chancelaria cubana defendeu o funcionamento normal das duas missões diplomáticas; na foto, a embaixada do país caribenho em Washington

Segundo a nota, nos últimos meses o Departamento de Estado utilizou um novo pretexto para afetar essas relações, vinculado ao processo de concessão de vistos diplomáticos e oficiais necessários ao desempenho das funções pelo pessoal das respectivas embaixadas em Washington e Havana.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"A manobra consiste em dizer que Cuba obstaculiza a concessão de vistos para os funcionários designados na embaixada dos Estados Unidos em Cuba, ou que supostamente dificulta o funcionamento dessa missão diplomática", aponta o texto da Chancelaria cubana.

De acordo com as autoridades cubanas, o Departamento de Estado esconde deliberadamente que foi o governo estadunidense que unilateralmente decidiu reduzir o pessoal de sua embaixada em Havana em setembro de 2017, incluindo o pessoal encarregado dos serviços consulares.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Foi também o governo dos Estados Unidos que decidiu expulsar, arbitraria e injustamente, 15 funcionários diplomáticos cubanos da embaixada de Cuba em Washington, em outubro deste ano, acrescenta o comunicado.

"Desde então, o funcionamento de ambas as missões foi afetado por estas decisões unilaterais. Igualmente, a concessão dos vistos para o pessoal das respectivas embaixadas ficou sujeito a aprovações e adiamentos caprichosos do Departamento de Estado", diz a nota.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O comunicado da Chancelaria cubana finaliza afirmando que "mantém a disposição de facilitar os requerimentos de cada parte para o respectivo funcionamento das embaixadas sobre a base da reciprocidade".

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO