CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Cuba diz que governo golpista da Bolívia usa falsos pretextos para romper relações diplomáticas

O Ministério das Relações Exteriores da Bolívia tornou pública a decisão do governo de fato do país andino de suspender as relações diplomáticas com Cuba, alegando que o governo cubano afetou sistematicamente a relação bilateral e foi hostil às autoridades bolivianas. Em comunicado oficial emitido no último sábado (25), a Chancelaria da ilha caribenha respondeu

Cooperação médica cubana na Bolívia (Foto: Granma)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - "O Ministério das Relações Exteriores de Cuba rejeita categoricamente as acusações infundadas do governo boliviano de fato", diz a nota da Chancelaria cubana sobre a decisão dos golpistas bolivianos de romperem relações diplomáticas.

"Desde sua violenta chegada ao poder, em 12 de novembro de 2019, membros do governo de fato daquele país desenvolveram ações sistemáticas para deteriorar e dificultar as relações bilaterais com Cuba", prossegue a nota.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De acordo com o governo cubano, as autoridades bolivianas fizeram uma "campanha feroz de mentiras e deturpações contra Cuba", em particular contra a cooperação médica cubana. 

O documento enfatiza que a campanha dos golpistas biolivianos incitou publicamente a violência contra o pessoal cubano de saúde e incluiu "buscas brutais, ilegais e injustificadas, acusações falsas e prisões de colaboradores cubanos".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A nota da chancelaria da ilha caribenha ressalta ainda que as autoridades bolivianas "não devem responsabilizar Cuba por sua decisão de suspender as relações diplomáticas entre os dois países" e que as "hostilidades e ofensas não emanaram de nosso governo ou de nosso povo". 

O Ministério das Relações Exteriores finaliza a nota reiterando o respeito aos princípios e normas do Direito Internacional que regem as relações entre os Estados e o cumprimento estrito de sua obrigação de não intervir, direta ou indiretamente, nos assuntos internos de outros Estados.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Leia a íntegra da nota no Granma

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO