CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Democratas elegem primeiro latino como dirigente do partido após derrota

Ex-secretário de Trabalho de Barack Obama, Thomas Pérez foi eleito presidente do Partido Democrata; com 235 votos, Pérez derrotou Keith Ellison, que obteve 200 votos

Ex-secretário de Trabalho de Barack Obama, Thomas Pérez foi eleito presidente do Partido Democrata; com 235 votos, Pérez derrotou Keith Ellison, que obteve 200 votos (Foto: Gisele Federicce)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Opera Mundi - O ex-secretário de Trabalho de Barack Obama, Tom Pérez, foi eleito neste sábado (25/02) o novo líder do Partido Democrata dos Estados Unidos. Com 235 votos, ele superou o adversário Keith Ellison, que obteve 200 votos. Após a derrota de Hillary Clinton nas eleições presidenciais contra Donald Trump, os democratas buscam estabelecer uma nova estratégia política para enfrentar os republicanos.

"Com trabalho duro e muita organização, vamos renovar este partido", declarou Pérez. "Algum dia nos perguntarão: onde você estava em 2017, quando tivemos o pior presidente da história dos Estados Unidos? Poderemos responder que o Partido Democrata liderou a resistência, e assegurou que este esta presidência teria apenas um mandato", afirmou. "Somos o partido que transforma dúvidas em sonhos, somos o partido da inclusão e da oportunidade", disse.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ellison, que recebeu a nomeação simbólica de vice-presidente do partido, pediu que seus apoiadores evitassem recriminações e respaldassem a decisão do partido. "Não podemos nos dar ao luxo de sair desta sala divididos", declarou Ellison, representante do Estado de Minnessota e apoiado pela ala mais progressista do partido, representada por ativistas e o senador Bernie Sanders.

A direção do Partido Democrata estava vaga desde julho, quando, às vésperas da Convenção Democrática que coroou Hillary como candidata presidencial, Debbie Wasserman-Schiltz renunciou, devido à publicação de e-mails internos da cúpula do partido que indicavam uma tentativa de boicote à candidatura de Sanders à Casa Branca.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O primeiro objetivo do Partido Democrata, sob a nova liderança, serão as eleições legislativas de 2018, quando os democratas tentarão recuperar ao menos uma das câmaras no Congresso dos EUA, atualmente dominada pelos republicanos tanto no Senado quanto na Câmara dos Representantes.

Pérez, de 55 anos, é filho de imigrantes dominicanos. Antes de assumir a pasta de Trabalho no segundo mandato de Obama, o advogado de direitos civis de Buffalo, Nova York, trabalhou como responsável da divisão de Direitos Civis do Departamento de Justiça dos EUA, onde liderou a investigação sobre condutas discriminatórias e tentativas em alguns estados de restringir o voto de minorias.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO