Deputados chineses denunciam projetos de lei sobre a Covid-19 nos EUA como 'manipulação política'

Na segunda reunião plenária da terceira sessão da 13ª Assembleia Popular Nacional (APN), realizada em Pequim, projetos de lei que tramitam nos EUA sobre a Covid-19 foram denunciados como "manipulação política"

Parlamento chinês
Parlamento chinês (Foto: FREDERIC J. BROWN)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - Os projetos de lei de alguns membros do Congresso dos EUA acusando a China de falta de transparência ou de ser responsável pela propagação do novo coronavírus nos Estados Unidos não passam de "manipulação política", declararam deputados chineses.

"A China seguiu rigorosamente os procedimentos estipulados por lei e divulgou as informações o mais rápido possível", destacou Zheng Shuna, deputada da Assembleia Popular Nacional, observando que foi publicada uma linha do tempo sobre a resposta da China à Covid-19.

Segundo ela, ficou provado que o governo chinês tomou as medidas mais abrangentes, rigorosas e completas para suspender imediatamente a cadeia de transmissão do vírus. A deputada é enfática ao dizer que a acusação de que a falta de transparência na China levou a atrasos na resposta epidêmica dos EUA é uma falácia.

Por seu turno, Xu Anbiao disse que identificar a fonte do vírus é uma séria questão na ciência, que deve ser cuidadosamente estudada por cientistas e especialistas médicos.

Os profissionais de saúde e cientistas chineses foram os primeiros a compartilhar com o mundo a sequência genômica inteira do novo coronavírus e os primeiros a isolar o estirpe do vírus, ativamente explorando os métodos de tratamento e desenvolvendo os kits de teste, assim fazendo contribuições tremendas para a luta global contra a doença, acrescentou.

O deputado Yu Zhigang assinalou que alguns membros do Congresso dos EUA em seus projetos de lei colocaram a culpa na China sem nenhuma base ou até pediram irracionalmente que o governo norte-americano aplicasse litígios contra a China. E criticou severamente a postura dos EUA: "Já que o novo coronavírus ainda está feroz em todo o mundo, atacar e difamar a China sem ver os fatos é nada além de espalhar outro vírus político", informa a Xinhua.
 

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247