Díaz-Canel propõe diversificar relações com Turquia

Nova etapa do giro diplomático do presidente cubano é a Turquia, antes seguir Para a China

www.brasil247.com - Díaz-Canel, presidente de Cuba, e Erdogan, da Turquia
Díaz-Canel, presidente de Cuba, e Erdogan, da Turquia (Foto: Reprodução/Twitter Erdogan)


247 - O Presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, falou nesta quarta-feira (23) sobre a necessidade de diversificar as relações comerciais, financeiras e de outras esferas com a Turquia, depois de se reunir com o presidente do país, Recep Tayyip Erdogan. 

Sempre existe a possibilidade de diversificar nossas relações comerciais, financeiras e de outro tipo entre nossos países, declarou o presidente cubano, ao final das conversações oficiais com o presidente turco. 

É muito importante para nós fazer esta visita à Turquia, especialmente por coincidir com o 70º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países, historicamente baseadas na solidariedade e no respeito mútuo, declarou.

Tivemos conversações frutíferas, durante as quais aludimos a possíveis projetos conjuntos, declarou o chefe de Estado cubano em coletiva de imprensa ao lado de Erdogan. 

Díaz-Canel observou que houve visitas de delegações empresariais e ministeriais, apesar das dificuldades da pandemia de covid-19.

Há interesse mútuo na cooperação em biotecnologia, energia renovável, turismo, agricultura, pecuária, cultura e educação, destacou.

Além disso, o presidente cubano agradeceu a Erdogan pelo apoio da Agência Turca de Cooperação e Coordenação na realização de projetos conjuntos em Cuba na agricultura e outras áreas prioritárias.

Díaz-Canel recordou a visita do líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, à Turquia em 1996, e a viagem a Cuba realizada em 2015 por Erdogan, a quem convidou a visitar novamente a ilha.

Por seu turno, o chefe de Estado turco afirmou que manifestou a intenção de elevar o comércio entre os dois países para 200 milhões de dólares.

Vemos que aumentou o interesse de nossas empresas em Cuba. No próximo período, os investimentos das empresas turcas naquele país vão aumentar ainda mais, destacou o presidente turco.

Durante a visita do chefe de Estado cubano à nação euro-asiática, foram assinados seis acordos em áreas como banca, comunicação e informação, bem como cultura e diplomacia.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Cortes 247

WhatsApp Facebook Twitter Email