Eleito presidente do México, Obrador também conquista 1º lugar em número de deputados

Com 99,89% dos votos apurados no México, as eleições para deputados também deram vitória à coalizão de partidos que apoiou o presidente eleito Andrés Manuel López Obrador

Eleito presidente do México, Obrador também conquista 1º lugar em número de deputados
Eleito presidente do México, Obrador também conquista 1º lugar em número de deputados (Foto: REUTERS/Carlos Jasso)

247, com Prensa Latina - A coalizão Juntos Faremos História, que apoiou a candidatura presidencial de Andrés Manuel López Obrador elegeu no mínimo 308 deputados na Assembleia.

Com 99,89% dos votos dos distritos apurados para a eleição de deputados federais, a coalizão liderada por Obrador, integrada pelo Movimento de Regeneração Nacional (Morena), o Partido do Trabalho (PT) e o Partido do Encontro Social (PES) elegeu a maioria dos deputados.

A aliança México à Frente, que apoiou Ricardo Anaya, formada pelo Partido de Ação Nacional (PAN), Partido da Revolução Democrática (PRD) e o Movimento Cidadão (MC), aparece em segundo lugar, com 120 deputados.

A aliança Todos pelo México, do candidato José Antonio Meade, formada pelo Partido Revolucionário Institucional (PRI), Partido Verde Ecologista Mexicano (PVEM) e Nova Aliança (Panal), pode chegar a 62 deputados.

O Morena, partido de Obrador, recebeu nas eleições para deputados cerca de 21 milhões de votos. O PRI, que dominou a vida política mexicana durante quase todo o século 20, alcançou 9 milhões de votos.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247