Em busca do quarto mandato, Evo Morales enfrenta eleição incerta

Eleições bolivianas iniciaram há pouco neste domingo (20) e, apesar das pesquisas apontarem o presidente Evo Morales como favorito, equipe de campanha prefere manter cautela

Evo Morales
Evo Morales (Foto: Reuters)

247 - A última pesquisa do instituto Ipsos nas cinco principais cidades da Bolívia, finalizada no início de outubro, indica que Evo Morales tem chances reais de vencer as eleições que começaram na manhã deste domingo (20), informa a Carta Capital.

"O presidente em busca de um quarto mandato, aponta o levantamento, teria 40% dos votos e abriria uma vantagem de 18 pontos porcentuais sobre o segundo colocado, Carlos Mesa (22%), suficientes para garantir a vitória no primeiro turno", diz a reportagem.

"Em um país onde as pesquisas conseguem ser menos confiáveis do que as realizadas no Brasil, a equipe de campanha de Morales prefere manter certa cautela. Outro levantamento mais recente, divulgado na sexta-feira 11 e realizado pela Universidade Mayor de San Andrés, desenha outro cenário: a diferença entre o presidente e Mesa seria de apenas 5 pontos, 32% a 27%. No segundo turno, os dois estariam tecnicamente empatados, com uma vantagem decimal para o opositor (35,8% a 35,5%). A enquete da universidade não é reconhecida pelo Tribunal Eleitoral", conta.

Ao vivo na TV 247 Youtube 247