CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Em conversa por vídeo, Biden e Xi expressam o desejo de não transformar competição em conflito

As relações bilaterais têm sido marcadas por tensões. Cúpula virtual entre os dois presidentes busca termos de convivência

Joe Biden e Xi Jinping (Foto: REUTERS)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse ao presidente da China, Xi Jinping, que a missão de ambos é garantir que a competição entre seus dois países “não se desvie para um conflito”, A declaração foi feita durante a cúpula virtual que os dois líderes mantiveram nesta segunda (horário dos EUA, correspondente à manhã de terça na China). Biden disse que "é importante os dois países se comunicarem de forma transparente e honesta, e que devem respeitar as regras internacionais", informa o G1.

O presidente chinês, por sua vez, se referiu a Biden como "velho amigo". Ele afirmou que ambos devem “respeitar uns aos outros, coexistir em paz e buscar uma cooperação em que ambos ganhem”. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Biden tocou em temas sensíveis para os chineses, como as questões relativas a Taiwan e supostas violações dos direitos humanos. O presidente chinês, por sua vez, alertou os EUA que apoiar a independência de Taiwan é como "brincar com fogo". “Essa tendência é muito perigosa e é como brincar com fogo, e quem brinca com fogo se queima”, disse Xi Jinping.

A China considera Taiwan, de 23 milhões de habitantes, uma de suas províncias e se propôs a recuperá-la, mesmo que pela força, se necessário.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO