Em meio a tensão com Irã, Reino Unido despacha destróier para o Golfo Pérsico

Destróier Type 45 está navegando rumo ao Golfo Pérsico, aonde deverá chegar em alguns dias; Reino Unido prometeu aumentar a sua presença militar naa região, mas não participará da coligação marítima global proposta por Washington, que alega que o Irã seria o responsável por ataques a dois petroleiros no golfo de Omã

Sputnik - Um destróier Type 45 está navegando rumo ao golfo Pérsico, aonde chegaria daqui a alguns dias, depois de concluir exercícios da Aliança Atlântica no mar Negro, segundo mídia.

O Reino Unido prometeu aumentar a sua presença militar no golfo Pérsico enviando um segundo navio de guerra para a região tensa, informou a Sky News nesta sexta-feira (12). O HMS Duncan vai executar funções ao lado da fragata HMS Montrose da Marinha Real Britânica e dos aliados dos EUA no golfo, mas não participará da coligação marítima global proposta por Washington.

A notícia surge após a premiê britânica Theresa May ter iniciado conversações com as autoridades norte-americanas sobre o reforço da presença transatlântica no golfo Pérsico, na sequência de alegados ataques a dois petroleiros no golfo de Omã.

O Ministério da Defesa do Reino Unido se recusou a comentar a decisão, informou Sky News, mas disse que entendia que o HMS Duncan seria acompanhado por quatro navios caça-minas estacionados na região, bem como por um navio auxiliar.

Aumento de tensão no golfo Pérsico

Tensões entre Teerã e Londres dispararam depois de a Marinha Real Britânica trabalhar com as autoridades de Gibraltar para deter o superpetroleiro Grace 1 do Irã, que, segundo as autoridades britânicas, estaria transportando 2,1 milhões de barris de petróleo para a Síria, o que seria violação das sanções da UE.

O clérigo iraniano Kazem Sedighi se referiu à ação britânica como um "jogo perigoso" com "consequências" e ameaçou Londres com "esbofeteada na cara" por suas ações. Os comentários também foram feitos após o HMS Montrose ter bloqueado navios que seriam barcos de patrulha iranianos, que estariam tentando bloquear um petroleiro da empresa BP navegando no estreito de Ormuz.

Participe da campanha de assinaturas solidárias do Brasil 247.Saiba mais.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247