CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Em submissão a Trump, governo pode implementar cota de trigo sem tarifa que beneficiaria EUA

O Brasil pode implementar uma cota de importação de trigo americano sem tarifas de 750 mil toneladas anuais, em mais uma cena de submissão ao governo dos Estados Unidos, que seria beneficiado pela abertura do mercado brasileiro; a maior parte do trigo que o Brasil compra de fora vem da Argentina, além de alguma coisa de Uruguai e Paraguai; no caso dos três países, sem tarifas de importação, dentro das regras do Mercosul; para outras nações, o Brasil aplica uma tarifa de 10%

Em submissão a Trump, governo pode implementar cota de trigo sem tarifa que beneficiaria EUA (Foto: Fotos: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Brasil pode implementar uma cota de importação de trigo americano sem tarifas de 750 mil toneladas anuais, em um aceno ao governo dos Estados Unidos, que seria beneficiado pela abertura do mercado brasileiro. A informação é do Jornal Folha de S.Paulo. 

O volume representa cerca de 10% do trigo importado pelo Brasil e faz parte de um acordo na rodada Uruguai de negociações na OMC (Organização Mundial do Comércio), em que o Brasil se comprometeu a importar as 750 mil toneladas sem tarifas anualmente, mas nunca cumpriu.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na véspera da visita do presidente Jair Bolsonaro a Washington, senadores de Estados produtores de trigo encaminharam ao presidente Donald Trump um pedido para que a questão do cereal seja colocada sobre a mesa.

A maior parte do trigo que o Brasil compra de fora vem da Argentina, além de alguma coisa de Uruguai e Paraguai. No caso dos três países, sem tarifas de importação, dentro das regras do Mercosul. Para outras nações, o Brasil aplica uma tarifa de 10%.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 A reportagem ainda informa que a cota acertada com a OMC serve para qualquer país, mas a decisão do Brasil de implementá-la teria endereço certo, já que os EUA são os que normalmente exportam maiores volumes fora do Mercosul.

Em carta enviada a Trump, senadores de Estados produtores de trigo estimam que, se o Brasil implementar a cota, a exportação de trigo dos EUA poderia aumentar entre US$ 75 milhões e US$ 120 milhões por ano, a depender de quanto o país conseguisse vender.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO