CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Empatados nas pesquisas, Fujimori e Castillo se enfrentam em debate presidencial no Peru

Na reta final da campanha eleitoral no Peru, aumenta a incerteza sobre se o país andino terá presidente de esquerda ou de extrema direita

Pedro Castillo e Keiko Fujimori (Foto: Opera Mundi)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Reuters, Por Marco Aquino e Marcelo Rochabrun - Os dois candidatos presidenciais do Peru se enfrentaram no domingo (30) em um debate marcado por propostas de gastos públicos maiores: a política de direita Keiko Fujimori ofereceu pagamentos em dinheiro e bônus, e o socialista Pedro Castillo propôs aposentadorias maiores.

Os candidatos estão empatados nas pesquisas de opinião antes do segundo turno de 6 de junho da eleição presidencial polarizada. A votação pode inclinar o país, um porto relativamente seguro para os investidores na América Latina, radicalmente para a esquerda ou reinstalar a polêmica família Fujimori no poder.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No domingo, Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori, que está preso, revelou uma proposta de buscar mais contribuições das mineradoras peruanas.

Castillo, um professor do ensino básico, havia proposto elevar os impostos do setor.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A mineração é uma fonte crucial de renda e estabilidade econômica para o Peru, cujas finanças públicas continuam fortes, mas foram abaladas pela pandemia de Covid-19 -- a dívida pública e o déficit fiscal estão em alta.

Uma sondagem da Ipsos Peru ainda no domingo mostrou os dois candidatos a 2 pontos percentuais de distância um do outro e a diferença se estreitando na comparação com a pesquisa anterior do instituto.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Segundo o levantamento, o apoio a Castillo aumentou 2 pontos e chega a 42%, enquanto Fujimori subiu 3 pontos e tem 40% das intenções de voto. Os eleitores indecisos representam 18% dos entrevistados -- menos do que os 23% da pesquisa anterior.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO