CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Enchentes deixam mais de 100 mortos no sul da Rússia

Em poucas horas, choveu mais que a média estimada para cinco meses

Enchentes deixam mais de 100 mortos no sul da Rússia (Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Opera Mundi - As equipes de socorro da Rússia resgataram neste sábado (07/07) mais de 100 corpos neste sábado no sul do país, no litoral do Mar Negro, após inundações sem precedentes causadas por fortes chuvas que atingiram a região de Krasnodar.

O litoral da cidade de Kuban, que todos os anos recebe centenas de milhares de turistas russos, se transformou em uma armadilha mortal para alguns habitantes dos distritos de Krimsk e Gelendzhik, onde milhares de pessoas perderam tudo nas últimas 24 horas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Só no distrito de Krimsk, os serviços de resgate localizaram corpos de 92 pessoas, entre elas uma criança de dez anos, informou à Agência Efe um porta-voz do centro de emergências interministerial organizado pelas autoridades russas. Duas pessoas se afogaram na cidade de Novorossiysk, o maior porto russo do Mar Negro, ao passo que outras nove morreram em distintas localidades do distrito de Gelendzhik.

Na cidade, um dos balneários mais populares da Rússia no Mar Negro, cinco pessoas - três homens e uma mulher - morreram eletrocutados devido à queda de um cabo de energia sobre a rua por onde transitavam quando chovia, enquanto outro homem morreu afogado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Entre os mortos na cidade de Krimsk - marco zero da catástrofe humana que vive o sul do país - predominam as idosos, segundo os registros preliminares de vítimas administrados pelas autoridades. "Quase todos os mortos são mulheres", lamentou em entrevista à agência de notícias Interfax um funcionário do Ministério de Interior russo.

Em Gelendzhik, cidade de 90 mil habitantes situada aos pés de uma montanha onde cerca de 300 mil russos aproveitavam as férias, as chuvas superaram os registros frequentes para cinco meses em apenas algumas horas, segundo o governo regional. "A água caía com força total das encostas da montanha e varria tudo por onde passava", relatou uma testemunha da tragédia à televisão russa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A tragédia também deixou mais de 90 feridos, 40 dos quais foram hospitalizados, entre eles 14 menores de idade, disse a ministra da Saúde russa, Veronika Skvortsova. A água arrasou as casas e terrenos de aproximadamente 13 mil pessoas, manifestou em reunião de emergência o governador de Krasnodar, Alexander Tkachyov.

O governo regional calcula que o custo dos danos possa superar 1 bilhão de rublos (mais de US$ 30 milhões). Cerca de 2 mil casas foram soterradas em Gelendzhik e outras 5 mil em Krimsk, onde o nível de água caiu nas últimas horas após ter alcançado 4 metros, segundo testemunhas citadas pelas autoridades.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO