Ernesto Araújo busca se salvar do isolamento que causou, e diz que teve 'excelente conversa' com EUA

Foi o primeiro contato por telefone que o chanceler brasileiro estabeleceu com o secretário de Estado, Antony Blinken. A diplomacia brasileira destacou que ambos confirmaram o compromisso com o fortalecimento das relações bilaterais, "ancoradas nos valores compartilhados entre essas duas grandes democracias"

Ernesto Araújo
Ernesto Araújo (Foto: REUTERS/Adriano Machado)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Sputnik Brasil - O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, realizou uma conversa por telefone com o novo secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, nesta quinta-feira (11).

De acordo com o Itamaraty, os chefes das diplomacias dos dois países tiveram uma "excelente conversa". A diplomacia brasileira destacou que ambos confirmaram o compromisso com o fortalecimento das relações bilaterais, "ancoradas nos valores compartilhados entre essas duas grandes democracias".

"Identificaram ampla agenda de ação conjunta Brasil-EUA em temas comerciais e de investimentos, na defesa e promoção da democracia, na questão do clima e meio ambiente, em direitos humanos e no enfrentamento da Covid, entre outros", acrescentou o Itamaraty.

O ministro das Relações Exteriores, por sua vez, afirmou que teve "longa e produtiva conversa" com o secretário de Estado Antony Blinken, destacando que foi uma "agenda 100% positiva".

"Encontramos convergência de visões sobre a centralidade da democracia e grande empenho em trabalhar juntos nas questões do comércio, do clima e promoção dos direitos humanos. EUA seguem sendo parceiros-chave na transformação do Brasil em torno da liberdade econômica e política", acrescentou.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email