EUA anunciam visita de Pompeo a fronteira entre Colômbia e Venezuela

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, viajará no próximo domingo (14) para a cidade colombiana de Cúcuta, perto da fronteira com a Venezuela, como parte de um giro que inclui Chile, Paraguai e Peru, informou o Departamento de Estado nesta segunda-feira (8) em comunicado

EUA anunciam visita de Pompeo a fronteira entre Colômbia e Venezuela
EUA anunciam visita de Pompeo a fronteira entre Colômbia e Venezuela

Sputnik - O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, viajará no próximo domingo (14) para a cidade colombiana de Cúcuta, perto da fronteira com a Venezuela, como parte de um giro que inclui Chile, Paraguai e Peru, informou o Departamento de Estado nesta segunda-feira (8) em comunicado.

"O Secretário de Estado [Mike] Pompeo [...] fará uma breve parada em Cúcuta, na Colômbia, no dia 14 de abril, onde visitará entidades que estão apoiando refugiados venezuelanos e avaliarão os desafios [na área] após o fechamento da fronteira do país", diz o texto.

O giro começará na quinta-feira (11) no Chile, onde Pompeo se reunirá com o presidente Sebastián Piñera e com o chanceler Roberto Ampuero.

No dia seguinte ele estará em Assunção, onde será recebido pelo chefe de Estado paraguaio Mário Abdo Benítez e pelo ministro de Relações Exteriores, Luis Castiglioni.

Após a visita a Cúcuta, o secretário de Estado dos EUA viajará a Lima para se reunir com o presidente peruano Martín Vizcarra e seu chanceler, Néstor Popolizio.

A viagem busca "aprofundar" as alianças dos EUA com esses países, "reforçar os compromissos compartilhados com a democracia e os direitos humanos, aumentar as oportunidades de prosperidade e segurança para nossos cidadãos e fortalecer o apoio à democracia na Venezuela".

Em janeiro deste ano, Pompeo visitou a Colômbia e o Brasil, onde também abordou, entre outros assuntos, a situação na Venezuela e a crise migratória decorrente da situação social, política e econômica do país caribenho.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247