EUA autorizam venda de sistema de mísseis à Turquia

Em ação militarista que visa se contrapor à Rússia, o governo dos EUA aprovou um acordo de fornecimento do sistema de mísseis Patriot e equipamentos relacionados à Turquia, no valor de 3,5 bilhões de dólares; a informação foi divulgada pelo Departamento de Estado norte-americano

EUA autorizam venda de sistema de mísseis à Turquia
EUA autorizam venda de sistema de mísseis à Turquia

247, com Sputnik - O governo dos EUA aprovou um acordo de fornecimento do sistema de mísseis Patriot e equipamentos relacionados à Turquia, no valor de 3,5 bilhões de dólares. A informação foi divulgada pelo Departamento de Estado norte-americano.

"O Departamento de Estado autoriza a proposta de venda militar estrangeira do sistema de mísseis Patriot e equipamentos relacionados à Turquia no valor de 3,5 bilhões de dólares", diz o comunicado.

No ano passado, a Rússia e a Turquia assinaram um acordo de fornecimento dos sistemas de defesa aérea S-400 para Ancara. O acordo provocou desentendimentos entre Ancara e Washington, com os EUA ameaçando impor sanções contra a Turquia, já que os Estados Unidos acreditam que o equipamento é incompatível com as defesas da Otan.

O acordo tornou-se uma grande preocupação para a Otan. A vice-secretária geral da Aliança do do Atlântico Norte, Rose Gottemoeller, disse que o S-400 não se integra com os membros da Otan, enquanto o presidente do Comitê Militar da Otan, Petr Pavel, advertiu a Turquia de que poderiam haver consequências se o país adquirisse o sistema de defesa russo, alegando que isso impediria a Turquia de se tornar parte de qualquer sistema integrado de defesa aérea.

No final de abril, o ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu, disse que a Turquia também está considerando a compra de sistemas de defesa de mísseis Patriot ou outros sistemas de defesa aérea fabricados nos EUA, se conseguisse uma oferta justa de seus aliados da Otan.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247