EUA bloqueiam programa F-35 para Turquia após compra de mísseis russos

Os Estados Unidos confirmaram nesta quarta-feira que a Turquia não poderá mais se unir ao programa de caças americanos F-35, depois que o país comprou o sistema de defesa aérea de mísseis russo S-400

AFP - Os Estados Unidos confirmaram nesta quarta-feira que a Turquia não poderá mais se unir ao programa de caças americanos F-35, depois que o país comprou o sistema de defesa aérea de mísseis russo S-400.  

"Infelizmente, a decisão da Turquia de comprar o sistema de defesa aérea russo S-400 suprime a continuidade de sua participação no programa F-35", informou em comunicado a porta-voz da Casa Branca, Stephanie Grisham.  

Grisham acrescentou que Washington "continuará cooperando amplamente com a Turquia, considerando as limitações impostas pela presença do sistema S-400" no país.  Ela detalhou que Washington tinha feito diversas ofertas de seu próprio sistema de defesa de mísseis Patriot à Turquia, mas Ancara optou por adquirir o russo - o que vai contra o compromisso da Otan de evitar a adoção de sistemas da Rússia.  "Isso terá um impacto prejudicial na interoperabilidade da Turquia com a Aliança", afirmou.  

O anúncio de Washington foi feito cinco dias depois de a Turquia começar a receber o sistema de mísseis russo, ignorando os alertas dos EUA e de outros aliados da Otan.  

A Turquia reagiu e classificou nesta quarta-feira como "injusta" a decisão dos Estados Unidos.  "Esta medida unilateral não respeta o espírito da Aliança e tampouco está baseada em razões legítimas (...) é injusto retirar a Turquia, um dos sócios do programa F-35", declarou o ministério turco das Relações Exteriores.  "Convidamos os Estados Unidos a corrigir um erro que abrirá o caminho para um dano irreparável em nossas relações estratégicas".  

A ação dos Estados Unidos bloqueará vários fabricantes turcos que produziam peças e componentes para o F-35, bem como os planos da Turquia de comprar cerca de 100 unidades dos modernos caças.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247