EUA determinam retirada de seus funcionários do Iraque

Os Estados Unidos ordenaram nesta quarta-feira (15) que funcionários não emergenciais do governo se retirem do Iraque, após o que consideram ameaças feitas por forças apoiadas pelo Irã

EUA determinam retirada de seus funcionários do Iraque
EUA determinam retirada de seus funcionários do Iraque

Reuters - Os Estados Unidos ordenaram nesta quarta-feira (15) que funcionários não emergenciais do governo se retirem do Iraque, após o que consideram ameaças feitas por forças apoiadas pelo Irã.

O Departamento de Estado norte-americano pediu que os funcionários fossem retirados da embaixada norte-americana em Bagdá e do consulado em Erbil, informou a embaixada em um comunicado.

"Os serviços regulares de visto em ambos os postos serão temporariamente suspensos", afirmou o comunicado, que recomendou que a saída ocorresse o mais rápido possível.

Na terça-feira, as Forças Armadas dos EUA reafirmaram suas preocupações sobre possíveis ameaças iminentes feitas pelo Irã às tropas norte-americanas no Iraque, embora um comandante sênior britânico tenha levantado dúvidas sobre o episódio e Teerã tenha chamado o ocorrido de "guerra psicológica".

Washington enviou forças militares para o Oriente Médio, incluindo um porta-aviões, bombardeiros B-52 e mísseis Patriot, em uma demonstração de força contra o que autoridades norte-americanas julgaram ser uma ameaça a suas tropas e seus interesses na região.

Um comandante sênior das Guardas Revolucionárias do Irã disse que Teerã faria retaliações a quaisquer movimentos agressivos dos Estados Unidos.

Um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA disse que a decisão de retirar funcionários não emergenciais foi baseada em uma avaliação de segurança, mas não deu detalhes sobre quantas pessoas seriam impactadas pela medida.

"Garantir a segurança das equipes do governo dos EUA e dos cidadãos é nossa maior prioridade e estamos confiantes em relação (à capacidade) dos serviços de segurança do Iraque para nos proteger", disse.

Ao vivo na TV 247 Youtube 247