EUA e Afeganistão vão antecipar saída de tropas

O presidente americano, Barack Obama, e o colega afegão, Hamid Karzai, acertaram que a missão dos EUA no país deixará de ter papel combativo nos primeiros quatro meses do ano

EUA e Afeganistão vão antecipar saída de tropas
EUA e Afeganistão vão antecipar saída de tropas (Foto: JASON REED)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Da Agência Brasil

Brasília - Em reunião em Washington, os presidentes dos Estados Unidos e do Afeganistão concordaram em antecipar a saída das tropas de combate do país para o início deste ano. O americano Barack Obama e o afegão Hamid Karzai acertaram que a missão dos EUA no país deixará de ter papel combativo a partir da primavera de 2013 – referência usada no hemisfério norte para os primeiros quatro meses do ano.

A missão dos Estados Unidos deve passar a ter um papel de suporte, passando a liderança das missões de combate para o Exército afegão. Mais de 66 mil soldados americanos devem deixar o país em 2014. A mudança de papel e a redução do contingente ocorrerão meses antes do prazo definido anteriormente.

Obama disse que mesmo um pequeno contingente com o papel de suporte só ficará no país além de 2014 caso haja um convite por parte do governo afegão.

Da BBC Brasil

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email