EUA e ASEAN começam exercícios navais no disputado Mar da China

Manobras marítimas dos EUA e aliados da ASEAN começaram na região asiática, incluindo as águas disputadas do mar da China Meridional

(Foto: HispanTV)

HispanTV - Manobras marítimas dos EUA e aliados da ASEAN começaram na região asiática, incluindo as águas disputadas do mar da China Meridional.  

Uma declaração emitida pelo Departamento de Defesa dos EUA (Pentágono) anunciou que as forças navais do país e os membros aliados da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) iniciaram nesta segunda-feira (2), suas primeiras manobras marítimas conjuntas na história no Golfo da Tailândia.   

Joey Tynch, comandante americano, declarou a esse respeito que tais exercícios visam aumentar a segurança marítima na região e melhorar as relações das várias forças navais, a fim de promover a liberdade de navegação na região indo-pacífica .  

Embora as forças navais dos EUA já tenham participado de várias manobras com alguns países do sudeste da Ásia, estes o exercícios são considerados os primeiros do bloco, que no mês de agosto do ano passado realizou exercícios semelhantes com a China.  

Os exercícios podem exacerbar ainda mais a tensão entre os EUA e a China, especialmente depois que Washington aprovou, em 20 de agosto, uma venda de US $ 8 bilhões em caças 66 F-16 e também equipamentos relacionados a Taiwan.

Conheça a TV 247

Mais de Mundo

Ao vivo na TV 247 Youtube 247