CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

EUA fracassaram na estratégia Indo-Pacífico

O governo do Nepal decidiu recentemente parar de promover a cooperação do "Programa de Parceria do Estado" (SPP) com os Estados Unidos

(Foto: Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Rádio Internacional da China - O governo do Nepal decidiu recentemente parar de promover a cooperação do "Programa de Parceria do Estado" (SPP) com os Estados Unidos. Alguns analistas disseram que a decisão do lado nepalês significa que a chamada "estratégia Indo-Pacífico" dos EUA sofreu revés.

O que é o plano SPP? Trata-se de um programa de intercâmbio entre a Guarda Nacional dos estados norte-americanos e os países parceiros, lançado na década de 1990 com o objetivo de auxiliar os países relevantes a "reformar" suas forças de defesa nacional, após o colapso da União Soviética.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A revista americana "Diplomat" apontou que "o SPP é uma ferramenta multifuncional para os EUA promoverem uma ampla gama de objetivos políticos e estratégicos, sob o pretexto de ação humanitária". O jornal "Kathmandu Post", do Nepal, apontou que o SPP agora faz parte da chamada "estratégia Indo-Pacífico" promovida pelos Estados Unidos.

O status geopolítico do Nepal é muito importante. Nos últimos anos, os EUA fortaleceram continuamente a chamada "estratégia Indo-Pacífico", tentando incluir o país nela.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Analistas acreditam que o governo norte-americano está aproveitando as mudanças políticas no Nepal nos últimos anos para aumentar sua interferência e intromissão nos assuntos políticos e de segurança internos do país, além de continuar a cultivar forças pró-americanas.

Olhando mais profundamente, os EUA, cortejando e apostando no Nepal, servem ao atual layout estratégico geral estadunidense contra a China. Recentemente, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, afirmou, em seu discurso sobre a política chinesa, que "moldaria" o ambiente estratégico em torno da China. Para ser franco, os EUA só querem criar um cerco estratégico para conter os avanços chineses.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os habitantes da região Ásia-Pacífico passaram pela guerra quente e fria e ainda se lembram do conflito e do confronto liderado pela hegemonia. O que a população dos países dessa região busca agora é a estabilidade nacional e qualidade de vida. A China é uma oportunidade e um parceiro, percepção que se tornou um consenso. A decisão tomada pelo Nepal desta vez joga um balde de água fria na "estratégia Indo-Pacífico" dos EUA. Isso pode ser apenas um começo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO