CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

EUA quer Estado Palestino em 9 meses

Assessores de alto escalão do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e do presidente palestino, Mahmoud Abbas, tiveram nesta semana suas primeiras conversas desde 2010, mas focadas em grande parte na estrutura das negociações, e não na essência da disputa. Segundo secretário de Estado norte-americano, John Kerry, disse acreditar que a paz é possível, apesar dos obstáculos

EUA quer Estado Palestino em 9 meses
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Arshad Mohammed e Lesley Wroughton
Reuters - Israelenses e palestinos tentarão chegar a um acordo de paz no prazo de nove meses, e os negociadores se encontrarão novamente dentro de duas semanas após a realização de uma "positiva" primeira rodada de diálogo, disse o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, nesta terça-feira.

Assessores de alto escalão do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e do presidente palestino, Mahmoud Abbas, tiveram nesta semana suas primeiras conversas desde 2010, mas focadas em grande parte na estrutura das negociações, e não na essência da disputa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Falando após as reuniões, que incluíram uma sessão com o presidente norte-americano, Barack Obama, e o vice-presidente Joe Biden, e também negociações diretas entre os dois lados sem autoridades norte-americanas presentes, Kerry disse acreditar que a paz é possível, apesar dos obstáculos.

"Tenho o prazer de informar que nas conversas que tivemos ontem à noite e hoje de novo, tivemos reuniões construtivas e positivas", afirmou ele, junto à ministro da Justiça de Israel, Tzipi Livni, e o negociador-chefe palestino, Saeb Erekat.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Eu sei que o caminho é difícil. Não faltam céticos apaixonados. Mas com negociadores capazes, respeitados ... estou convencido de que podemos chegar lá", acrescentou. "Todas as questões centrais, e todas as outras questões, estão todas em cima da mesa de negociação."

Kerry, que tem sido persuadido pelos dois lados a retomar as negociações em uma enxurrada de visitas ao Oriente Médio durante seus menos de seis meses no cargo, pediu que israelenses e palestinos cheguem a "compromissos razoáveis".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os Estados Unidos estão tentando intermediar um acordo para uma "solução de dois Estados", em que Israel existiria pacificamente ao lado de um novo Estado palestino criado na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, territórios ocupados por Israel desde a guerra de 1967.

As principais questões a serem resolvidas nas negociações incluem fronteiras, o futuro dos assentamentos judaicos na Cisjordânia, o destino dos refugiados palestinos e o status de Jerusalém.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O quarteto de mediadores do Oriente Médio fez um apelo a israelenses e palestinos nesta terça-feira para que evitem ações que prejudiquem as novas negociações de paz.

"O quarteto ... apela a todas as partes para que tomem todos os passos possíveis para promover condições favoráveis ao sucesso do processo de negociação e que se abstenham de ações que o comprometam", disse o grupo, formado por Estados Unidos, Rússia, Organização das Nações Unidas e União Europeia, em comunicado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

(Reportagem adicional de Adrian Croft, em Bruxelas)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO