CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

EUA realizaram reunião secreta com chefes militares árabes e israelenses para combater capacidade aérea do Irã: WSJ

Reunião ocorre em meio à crescente aproximação entre países árabes e Israel e gerou rumores sobre uma possível 'Otan do Oriente Médio'

(Foto: Xinhua)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Os Estados Unidos realizaram uma reunião secreta em março deste ano com altos oficiais militares de Israel e de países árabes para discutir maneiras combater as capacidades de mísseis e drones do Irã, informa o Wall Street Journal

O encontro ocorreu em Sharm El Sheikh, Egito, e reuniu Israel, Arábia Saudita, Catar, Egito e Jordânia. Os Emirados Árabes Unidos e Bahrein também enviaram representantes. Os EUA foram representados pelo general Frank McKenzie, então chefe do Comando Central dos EUA.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Otan do Oriente Médio

Segundo a Deutsche Welle, o encontro secreto faz parte de uma possível tentativa de criar uma espécie de Otan para os países do Oriente Médio. 

A agência alemã lembra que, no fim da semana passada, o rei Abdullah II da Jordânia disse a jornalistas que apoiaria uma aliança militar no Oriente Médio semelhante à Otan.

"Eu seria uma das primeiras pessoas a endossar uma Otan no Oriente Médio", disse Abdullah II à emissora CNBC. "Todos nós estamos nos reunindo e dizendo: 'Como podemos ajudar uns aos outros?' ... o que é, eu acho, muito incomum para a região". 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No início da semana passada, o ministro da Defesa de Israel, Benny Gantz, disse que Israel se juntou a uma nova rede liderada pelos EUA chamada  Aliança de Defesa Aérea do Oriente Médio, ou MEAD. Gantz não especificou quais nações árabes também estariam envolvidas.

No entanto, especialistas afirmam que as articulações denotam apenas um impulso de cooperação. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Há um impulso maior para uma cooperação regional mais ampla no momento", concordou Becca Wasser, membro do programa de defesa do CNAS, o Centro para uma Nova Segurança Americana, um think tank com sede em Washington. 

"Mas ainda acho que essa ideia de uma 'Otan árabe' é uma ponte longe demais."  "A ideia de uma 'Otan árabe' foi apresentada muitas vezes", observou Ahmed Ahmed el-Sayed Ahmed, do Al-Ahram Centre for Political and Strategic Studies, em Cairo. "Mas até hoje, nunca se cristalizou, e acho que, pelo menos no curto prazo, não vai".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO