CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

EUA voltam a atacar OMS e ameaçam criar organização paralela

Alegando que investir "centenas de milhões de dólares" na OMS é "inaceitável" se ela não funcionar de acordo com os interesses norte-americanos, o secretário de Estado de Trump, Mike Pompeo, diz que não exclui a criação de sua própria agência

Mike Pompeo ameaça abandonar a OMS para sempre (Foto: Nicholas Kamm/Pool / Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, declarou em entrevista nesta quarta-feira (6) que é possível a criação pela Casa Branca de uma alternativa à Organização Mundial da Saúde (OMS) , como sua própria agência que poderia suplantar a organização vinculada à ONU.

Atualmente, o governo Donald Trump está "tentando avaliar qual é o melhor caminho a seguir", disse Pompeo, criticando a administração da pandemia e descartando como "inaceitável" seu financiamento futuro caso "não renda resultados".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"A missão que o presidente nos deu é muito clara. É inaceitável permitir que a Organização Mundial da Saúde falhe novamente. Colocar centenas de milhões de dólares americanos à disposição da OMS, se ela não funcionar, é inaceitável", anunciou o secretário de Estado.

Pompeo enfatizou que seu país já tem experiência no gerenciamento de operações nacionais de saúde, citando como exemplo o Plano de Emergência do Presidente para o Combate à Aids (PEPFAR). É uma iniciativa do governo lançada em 2003 por George W. Bush para combater a epidemia global de aids e ajudar a salvar as vidas das pessoas infectadas. É o maior programa de saúde global focado em uma única doença.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ele também enfatizou que os EUA encontrarão uma maneira de continuar sendo "o líder na política global de saúde".

"Já fizemos isso antes. Fizemos isso com o PEPFAR, quando os americanos entraram e assumiram o desafio da aids. Sabemos conduzir operações internacionais de saúde e estamos determinados a encontrar uma boa maneira de fazer, como sempre fizemos e liderar a política mundial de saúde", afirmou Pompeo, informa Russia Today.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO