Europa minimiza problemas com petróleo

Embargo ao petrleo do Ir j est vigorando em pases como Inglaterra e Holanda e, segundo porta-voz da Unio Europeia, no vai afetar economia do bloco

Europa minimiza problemas com petróleo
Europa minimiza problemas com petróleo (Foto: Divulgação)

A União Europeia está preparada para enfrentar qualquer problema potencial para o suprimento de petróleo, e alguns Estados-membros já pararam de importar do Irã, afirmou a Comissão Europeia nesta segunda-feira.

"A UE está com bons estoques de petróleo e derivados para enfrentar uma potencial interrupção nos suprimentos", afirmou Marlene Holzner, porta-voz do Comissário de Energia Guenther Oettinger, em comunicado. "Os atuais estoques chegam a 136 milhões de toneladas, equivalentes a 120 dias de consumo - bem acima do mínimo de 90 dias -, ou 4,5 anos de importações da UE do Irã."

Holzner também disse que a Bélgica, a República Checa e a Holanda já pararam de importar petróleo do Irã, enquanto Grécia, Itália e Espanha têm reduzido suas compras. Reino Unido, Áustria e Portugal pararam de comprar petróleo iraniano há algum tempo, disse a porta-voz. A UE impôs um embargo ao petróleo do Irã que passa a vigorar a partir de 1º de julho.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247