CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Europa vê avanços e problemas em plano britânico para o Brexit

Comissão Europeia recebeu bem alguns pontos e outros não da proposta de Boris Johnson para regular o Brexit

Brexit (Foto: Sputnik)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

EFE - O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou nesta quarta-feira que a proposta britânica para criar uma área reguladora provisória na ilha da Irlanda tem "avanços positivos", mas alertou sobre "pontos problemáticos" que precisarão ser trabalhados nos próximos dias.

Em comunicado, após conversar por telefone com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, Juncker reconheceu "avanços positivos" no texto apresentado pelo governo do Reino Unido, mas manifestou as suas dúvidas sobre aspectos como "o delicado equilíbrio" que protege o Acordo de Belfast (ou Acordo da Sexta-feira Santa) e as normas alfandegárias.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"A Comissão avaliará agora o texto de forma objetiva, sob os nossos já conhecidos critérios", disse Juncker a Johnson.

Segundo a Comissão Europeia, Juncker avaliou a "determinação" mostrada por Johnson para que as conversas avancem antes da próxima cúpula europeia, que será realizada nos dias 17 e 18 de outubro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Além disso, a instituição afirmou que o novo plano britânico representa um avanço em relação aos anteriores em assuntos como o "completo alinhamento regulatório" para todos os tipos de bens e o controle daqueles que entram na Irlanda do Norte procedentes do resto do Reino Unido.

O principal ponto que gera dúvidas continua sendo que o novo plano não cumpra todos os objetivos da polêmica salvaguarda pactuada entre Londres e Bruxelas e que agora Johnson rejeita.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Devemos ter uma solução legalmente operacional que cumpra todos os objetivos da salvaguarda: evitar uma fronteira dura, preservar a cooperação Norte-Sul e a economia da ilha, e proteger o mercado único europeu e o lugar da Irlanda no mesmo", destacou Juncker na conversa com Johnson, segundo um comunicado da Comissão Europeia

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO