CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Evo Morales diz que seu retorno à Bolívia é derrota do 'império' dos Estados Unidos

O ex-presidente boliviano ainda declarou que os EUA estão por trás do golpe que o derrubou do poder. "Foi um golpe perpetrado pelo império para roubar nossos recursos naturais, principalmente o lítio"

Evo Morales junto ao povo boliviano (Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sputnik - O ex-presidente da Bolívia Evo Morales disse nesta quarta-feira (11), diante de uma multidão, que a vitória do MAS nas eleições e seu retorno para o país eram uma derrota do "império" norte-americano.

Após ser forçado a renunciar em novembro de 2019, Morales ficou no exílio por cerca de um ano. Primeiro, no México, depois, na Argentina. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com a vitória de Luis Arce, do Movimento ao Socialismo (MAS), nas eleições presidenciais, Morales retornou para a Bolívia na segunda-feira (9), um dia após a posse de seu colega de partido. 

"Qual era o plano? Que o MAS não voltasse ao governo e Evo não voltasse para a Bolívia. Mas no dia 8 [de novembro] o MAS volta ao governo e Evo para a Bolívia, no dia 9. Derrotamos o império norte-americano", disse o líder em comício realizado no aeroporto de Chimoré, na região de Chapare, após caravana de três dias pelo país. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Morales anunciou ainda que vai instalar um "centro de operações", que reunirá sindicatos e produtores de coca, na comunidade Lauca Ñ, em Chapare. 

A caravana de Morales começou na fronteira da Bolívia com a Argentina e percorreu cerca de 1.000 quilômetros até chegar em Chimoré, local por onde ele deixou seu país após renunciar ao cargo de presidente. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Industrialização de reservas de lítio

O líder indígenas disse ainda em seu discurso que o retorno do MAS ao poder faz parte de uma "luta internacional" e o partido tem um "compromisso" com a "unidade latino-americana". 

Além disso, Morales acusou os Estados Unidos de estarem por trás do golpe que o derrubou do poder. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Foi um golpe perpetrado pelo império para roubar nossos recursos naturais, principalmente o lítio", disse ele, salientando que vai pedir a Luis Arce que reative os projetos de industrialização das reservas de lítio nos salares andinos.

"Não nos perdoam por ter recuperado as transnacionais, ter nacionalizado nossos recursos naturais", acrescentou. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO