CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Fala de Bolsonaro na ONU prejudica acordo Mercosul-UE

Em seu discurso perante a ONU nesta terça-feira (24), Bolsonaro se referiu ao acordo Mercosul-União Europeia como um dos feitos do seu governo, mas para analista político ouvido pela Sputnik, sua fala pode prejudicar esse acordo

Jair Bolsonaro discursa na Assembleia Geral da ONU, em Nova York (Foto: Alan Santos/PR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sputnik - "Em apenas oito meses, concluímos os dois maiores acordos comerciais da história do país, aqueles firmados entre o Mercosul e a União Europeia e entre o Mercosul e a Área Europeia de Livre Comércio, o EFTA. Pretendemos seguir adiante com vários outros acordos nos próximos meses", disse Bolsonaro.

Para o cientista político Antônio Marcelo Jackson, professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a fala de BOlsonaro atacando alguns líderes europeus pode gerar prejuízos ao acordo firmado entre o Mercosul e União Europeia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Diversos organismos na França, na Alemanha e em vários outros países já começaram a minar esse acordo em função das questões ambientais. Ou seja, o fato desse acordo ter sido costurado ao longo dos anos não significa que na medida que o Brasil não cumpra sua parte ligada a questão ambiental que o acordo será mantido", disse à Sputnik Brasil.

Na última quarta-feira (19) quase todos os partidos do subcomitê da União Europeia do Parlamento austríaco votaram contra o projeto do acordo. Isso significa que o governo deve votar contra o acordo no nível da UE.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"A resposta é que eles podem voltar atrás, não é inconveniente nenhum", afirmou Antônio Marcelo Jackson.

O cientista político diz que o discurso de Bolsonaro na Assembleia Geral da ONU promove a desunião entre os países.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"É uma fala que estaria muito mais no terreno da desunião do que o de uma solidariedade, de uma união global dos países para uma Assembleia Geral das Nações Unidas", analisou.


iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO