CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Filho de ditador que matou mais de 2 mil toma posse nas Filipinas

Ferdinand Marcos Jr, o 'Bongbong', exaltou os feitos de seu pai durante o discurso de posse: "Conseguiu fazer o país se desenvolver"

Ferdinand “Bongbong” Marcos Jr. (Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Ferdinand Marcos Jr, o 'Bongbong', tomou posse como novo presidente das Filipinas nesta quinta-feira (30). Sua ascensão representa a volta da família Marcos ao poder, 36 anos depois de que o patriarca ditador Ferdinand Marcos foi derrubado por uma revolta popular no país, de acordo com a Folha de S. Paulo.

O novo presidente fez discurso de 30 minutos ao lado de sua irmã Imee, que é senadora, e sua mãe Imelda, ex-deputada e viúva de Ferdinand Marcos. O mandato ex-ditador e pai de Bongbong durou entre 1965 e 1986 e ficou marcado por "clientelismo, extravagância e roubo de bilhões de dólares de dinheiro público", ainda segundo a reportagem da Folha.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Foram cometidos abusos de direitos humanos contra 11 mil pessoas, além de 2.326 vítimas assassinadas e 1.922 torturadas nos 36 anos do governo Marcos. Em seu discurso de posse, o filho não mencionou tais crimes: "Não estou aqui para falar do passado. Estou aqui para falar do nosso futuro. Sem olhar para trás com raiva ou nostalgia."

Mesmo assim, Bongbong exaltou a atuação de seu pai como líder das Filipinas: "Uma vez conheci um homem que viu quão pouco havia sido alcançado desde a independência (...), mas ele conseguiu (fazer o país se desenvolver). Às vezes com o apoio necessário, às vezes sem. E assim será com seu filho. Vocês não ouvirão desculpas de mim."

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO