Governo dos EUA fica suspenso devido à falta da lei de orçamento provisório

Com impasse entre o governo Donald Trump e a bancada democrata, que pede a inclusão de medidas ligadas à imigração, oadministração dos Estados Unidos fica suspensa e entra em uma espécie de operação padrão; trata-se, assim, do primeiro fechamento da administração estadunidense desde outubro de 2013, quando 800.000 servidores públicos foram licenciados sem remuneração por 16 dias

Governo dos EUA fica suspenso devido à falta da lei de orçamento provisório
Governo dos EUA fica suspenso devido à falta da lei de orçamento provisório (Foto: REUTERS/Kevin Lamarque)

Da Sputnik Brasil

A administração dos Estados Unidos fica suspensa depois de que o Senado norte-americano não conseguiu autorizar a lei de financiamento provisório do governo até 16 de fevereiro.

Trata-se, assim, do primeiro fechamento da administração estadunidense desde outubro de 2013, quando 800.000 servidores públicos foram licenciados sem remuneração por 16 dias.

A lei do orçamento anterior expirou à meia-noite no horário de Washington (3h no horário de Brasília).

Atualmente os debates sobre um novo projeto de lei estão continuando no Capitólio.

De acordo com a porta-voz oficial da Casa Branca, Sarah Sanders, ao bloquear a lei do orçamento provisório, os democratas "colocaram a política acima dos interesses da nossa segurança nacional, famílias dos militares, crianças vulneráveis e oportunidade de servir para todos os norte-americanos".

Os EUA pertencem a uma minoria de países onde o governo não pode funcionar de maneira completa sem orçamento.

Mais cedo, a Câmara dos Representantes do Congresso aprovou mais um orçamento temporário — já o quarto desde o início do ano fiscal que começou em outubro — até 18 de fevereiro. No entanto, os democratas no Senado continuam bloqueando o projeto do orçamento, alguns artigos do qual precisam de 60 votos em 100, enquanto os republicanos só 51 têm votos.

Vale destacar que os democratas exigem que o novo orçamento inclua medidas ligadas à imigração, contra as quais se manifestam os republicanos e a Casa Branca.

Conheça a TV 247

Mais de Mundo

Ao vivo na TV 247 Youtube 247