Guaidó está disposto a implementar plano norte-americano para Venezuela, diz secretário dos EUA

O secretário de comércio norte-americano, Wilbur Ross, disse que a Venezuela vai continuar a se deteriorar até que o governo de Juan Guaidó assuma o poder e implante o plano de recuperação idealizado pelos EUA

Líder da oposição venezuelana Juan Guaidó
Líder da oposição venezuelana Juan Guaidó (Foto: REUTERS/Manaure Quintero)

Sputnik - O secretário de comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross, disse nesta quinta-feira (1º), durante um evento em Brasília, que a Venezuela vai continuar a se deteriorar até que o governo de Juan Guaidó assuma o poder.

“A Venezuela continuará a se deteriorar até o governo de Guaidó, reconhecido internacionalmente, implementar as necessárias reformas econômicas, políticas e sociais”, afirmou.

Segundo o site Poder360, Ross apresentou o planejamento dos Estados Unidos para restaurar o crescimento da Venezuela envolvendo novas políticas fiscais e econômicas, investimento privado e o que ele chamou de “reversão do socialismo”.

“Para reverter o socialismo, é preciso um papel do banco central venezuelano… Precisam de um novo sistema tributário, novas instituições fiscais, nova estrutura de dívida e uma estrutura bancária privatizada”, explicou Ross.

A ideia é que Guaidó levaria adiante as medidas sugeridas para, segundo o secretário, reabrir o país e sua economia com a ajuda da comunidade de negócios internacional.

“Para colocar em perspectiva: ainda há cerca 300 bilhões de barris de petróleo lá. Se você os colocar a US$ 5 o barril, isso significa US$ 1,5 trilhão em valor. Temos assim um grande contraste entre uma economia extremamente pouco equipada e enormes valores subterrâneos. Além do petróleo, também há ouro, vocês leram algo sobre isso na imprensa ultimamente”, disse Ross.

Os principais pontos do plano norte-americano para a Venezuela seriam: energia, estabilização macroeconômica e financeira, normalização da agricultura e reabilitação do setor privado.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247