Irã adverte EUA contra interceptação de petroleiro

O Irã advertiu o governo dos Estados Unidos contra a captura de um petroleiro iraniano que zarpou no domingo de Gibraltar, onde estava retido desde 4 de julho

(Foto: Sputnik)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

AFP - O Irã advertiu nesta segunda-feira (19) o governo dos Estados Unidos contra a captura de um petroleiro iraniano que zarpou no domingo de Gibraltar, onde estava retido desde 4 de julho.

"O Irã enviou as advertências necessárias às autoridades americanas pelos canais oficiais para que não cometam erro semelhante, que teria graves consequências", afirmou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Abbas Musavi.

O petroleiro, retido desde 4 de julho em Gibraltar, levantou âncora no domingo à noite e navegava rumo ao sul, de acordo com site de monitoramento Marine Traffic. 

Gibraltar havia ordenado a detenção do navio, suspeito de transportar petróleo para a Síria, o que violaria as sanções europeias contra o país em guerra. O petroleiro foi autorizado a deixar o território britânico após uma garantia de que a carga não seria entregue à Síria.

O antigo "Grace 1", de bandeira panamenha, foi rebatizado como "Adrian Darya", desta vez com pavilhão iraniano.

A retenção do petroleiro por Gibraltar e a Marinha britânica provocou uma crise diplomática entre Teerã e Londres. O Irã respondeu com a interceptação de três petroleiros, incluindo um de bandeira britânica, em 19 de julho, mas negou uma medida de represália.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email