Irã comemora 40 anos de sua revolução

Milhares de iranianos participaram nesta segunda-feira (11) na Praça Azadi, no centro de Teerã, de um ato comemorativo do 40º aniversário da revolução anti-imperialista que derrubou a monarquia do Xá persa Rehza Pahlevi e instituiu a República Islâmica; multidões de todas as idades se reuniram, apesar da chuva, em frente às diferentes instituições governamentais 

Irã comemora 40 anos de sua revolução
Irã comemora 40 anos de sua revolução
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247, com AFP - Milhares de iranianos participaram nesta segunda-feira (11) na Praça Azadi, no centro de Teerã, de um ato comemorativo do 40º aniversário da revolução anti-imperialista que derrubou a monarquia do Xá persa Rehza Pahlevi e instituiu a República Islâmica. Multidões de todas as idades se reuniram, apesar da chuva, em frente às diferentes instituições governamentais.

Duas réplicas de mísseis balísticos, de fabricação local, foram exibidas em uma rua. Não muito longe também era possível ver réplicas de mísseis de cruzeiro.

A República Islâmica celebra o seu 40º aniversário com um programa bem estabelecido: como nos anos anteriores, as comemorações da Praça Azadi ("Liberdade", em persa) incluem balões, flores lançadas de helicópteros, coros, uma aterrissagem de paraquedas, orações, discursos e slogans revolucionários.

A revolução iraniana de fevereiro de 1979 foi o resultado de um amplo e profundo movimento democrático, popular e anti-imperialista contra o regime monárquico, um dos mais reacionários à época no Oriente Médio e que contava com apoio político e militar dos Estados Unidos

Participe da campanha de assinaturas solidárias do Brasil 247. Saiba mais.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247