CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Irã confirma que incêndio ocorrido em julho foi resultado de sabotagem em usina nuclear

O porta-voz da Organização de Energia Atômica do Irã (OEAI), Behryz Kamalvandi, confirmou nesta segunda-feira que o incêndio em julho passado na usina nuclear de Natanz foi causado por sabotagem

Kamalvandi, chefe da Agência Nuclear Iraniana (Foto: Sputnik)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - “As investigações corroboraram que o incidente decorreu de uma ação externa”, disse o porta-voz, ao denunciar as causas do incêndio ocorrido em uma usina nuclear no mês de julho. Ele evitou mencionar os supostos culpados. No devido tempo, acrescentou, será conhecido quem planejou e executou a sabotagem.

No dia 2 de julho, ocorreu um incêndio em um dos pavilhões em construção da instalação nuclear de Natanz, onde é enriquecido urânio, na cidade de mesmo nome, província central de Esfahan, informa a Prensa Latina.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Segundo as autoridades, o processo de enriquecimento não foi afetado e a usina nuclear ainda está em operação.

Em meados de julho, o chefe da assessoria de imprensa da missão iraniana na ONU, Alireza Miryusefi, condenou um artigo no portal americano Bloomberg, intitulado "Sabotagem no Irã é preferível a um acordo".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A fonte ligou o incêndio de Natanz à sabotagem israelense e considerou tais medidas, incluindo o assassinato de cientistas iranianos, melhores do que as alegadas ambições nucleares da República Islâmica.

“Elogiar o assassinato e encorajar a sabotagem são atos desumanos e bárbaros que promovem a violência e o terrorismo. Tais medidas apenas aumentam a tensão e podem causar uma grande escalada”, alertou Miryusefi na ocasião.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO