Irã e Rússia reiniciam negociações para construir usina nuclear

O Irã e a Rússia retomaram as negociações para construir uma usina de energia nuclear capaz de gerar três mil megawatts de eletricidade, disse neste domingo (26) o ministro iraniano de Energia, Reza Ardakanian

Irã e Rússia reiniciam negociações para construir usina nuclear
Irã e Rússia reiniciam negociações para construir usina nuclear

247, com Prensa Latina - O Irã e a Rússia retomaram as negociações para construir uma usina de energia nuclear capaz de gerar três mil megawatts de eletricidade, disse neste domingo (26) o ministro iraniano de Energia, Reza Ardakanian. As conversações estão em curso, afirmou.

O Irã possui uma capacidade instalada para gerar mil megawatts a partir da energia nuclear, dois por cento de toda a produção nacional.

Iranianos e russos começaram em setembro de 2016 a construção da segunda unidade da central eletronuclear de Bushehr, no sul da nação persa, que entrará em funcionamento, de acordo com os planos, em outubro de 2024, e a terceira, em abril de 2026.

O ministro Ardakanian sublinhou que o Irã é o maior produtor de eletricidade do Oriente Médio e que quase 90 por cento das peças das usinas são fabricadas no país.

Outro item da colaboração entre Teerã e Moscou inclui a instalação de equipamentos na uisna nuclear de Fordo para produzir isótopos estáveis.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247