Irã está disposto a discutir acordo permanente com os EUA, diz chanceler

"Estamos dispostos a examinar algo que seja permanente e não algo que funcione durante um ano e meio ou cinco anos e meio", disse o Ministro de Relações Exteriores do Irã, Mohamad Javad Zarif

(Foto: Sputnik / Valeriy Melnikov)

Sputnik - O Ministro de Relações Exteriores do Irã, Mohamad Javad Zarif, disse neste sábado (22) que o país está pronto para discutir com os Estados Unidos um acordo que seja permanente. "Estamos dispostos a examinar algo que seja permanente e não algo que funcione durante um ano e meio ou cinco anos e meio", disse Zarif em entrevista ao canal norte-americano CBS.  

O chanceler iraniano apontou que "existe um lugar" para organizar este discussão, e lembrou da reunião ministerial dos países integrantes do chamado Plano de Ação Conjunto Abrangente (JCPoA), que vai ocorrer no dia 25 de setembro às margens da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York.  

Zarif também enfatizou que não pretende se reunir com o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, fora desse formato, pois não vê razão para fazê-lo.  

Ele também enfatizou que o Irã ainda acredita que o JCPoA - o pacto nuclear assinado em 2015 com a participação dos EUA - continua em vigor.  

Em 22 de setembro, o presidente dos EUA, Donald Trump, reafirmou que não pretende se reunir com o presidente iraniano Hasan Rohaní durante a Assembleia Geral da ONU, acrescentando, no entanto, que "nada pode ser descartado".

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247