CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Irã retomará “automaticamente” postura de cooperação nuclear caso sanções sejam canceladas, diz ministro

Mohammad Javad Zarif, ministro das relações exteriores do país, fez referência ao acordo de 2015 que prevê relaxamento de sanções caso seja comprovada a natureza não-militar do programa nuclear iraniano

Mohammad Javad Zarif (Foto: Carlo Allegri/Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sputnik - O Irã vai retomar "automaticamente" os compromissos nucleares se os EUA levantarem as sanções impostas ao longo dos últimos anos, disse o ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif.

"Se Biden cumprir os compromissos dos EUA, nós também vamos retomar de maneira integral o cumprimento dos nossos compromissos no acordo", declarou Zarif ao jornal estatal local Iran, de acordo com a Reuters.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Zarif se refere aos compromissos do acordo de Viena, assinado em 2015 entre Irã e o Conselho de Segurança da ONU. O acordo oferece a Teerã um alívio nas sanções internacionais em troca de garantias, verificadas pela ONU, de que seu programa nuclear não tenha finalidades militares.

As tensões entre Estados Unidos e Irã, no entanto, aumentaram ao longo dos últimos anos. Em 2018, Trump se retirou unilateralmente do acordo, voltando a impor e endurecer sanções que atingiram a economia iraniana.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ao jornal estatal, Zarif argumentou que "os Estados Unidos são obrigados" a cumprirem o acordo, "como membro da ONU e de seu Conselho de Segurança"

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO