Irã retomará “automaticamente” postura de cooperação nuclear caso sanções sejam canceladas, diz ministro

Mohammad Javad Zarif, ministro das relações exteriores do país, fez referência ao acordo de 2015 que prevê relaxamento de sanções caso seja comprovada a natureza não-militar do programa nuclear iraniano

Mohammad Javad Zarif
Mohammad Javad Zarif (Foto: Carlo Allegri/Reuters)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Sputnik - O Irã vai retomar "automaticamente" os compromissos nucleares se os EUA levantarem as sanções impostas ao longo dos últimos anos, disse o ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif.

"Se Biden cumprir os compromissos dos EUA, nós também vamos retomar de maneira integral o cumprimento dos nossos compromissos no acordo", declarou Zarif ao jornal estatal local Iran, de acordo com a Reuters.

Zarif se refere aos compromissos do acordo de Viena, assinado em 2015 entre Irã e o Conselho de Segurança da ONU. O acordo oferece a Teerã um alívio nas sanções internacionais em troca de garantias, verificadas pela ONU, de que seu programa nuclear não tenha finalidades militares.

As tensões entre Estados Unidos e Irã, no entanto, aumentaram ao longo dos últimos anos. Em 2018, Trump se retirou unilateralmente do acordo, voltando a impor e endurecer sanções que atingiram a economia iraniana.

Ao jornal estatal, Zarif argumentou que "os Estados Unidos são obrigados" a cumprirem o acordo, "como membro da ONU e de seu Conselho de Segurança"

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247