Irã vai retaliar se EUA classificarem Guarda Revolucionária como terrorista

O Irá tomará medidas recíprocas contra os Estados Unidos se Washington designar a Guarda Revolucionária Iraniana (IRGC, na sigla em inglês) como organização terrorista, disseram parlamentares iranianos neste domingo (7), segundo a agência estatal de notícias IRNA

Irã vai retaliar se EUA classificarem Guarda Revolucionária como terrorista
Irã vai retaliar se EUA classificarem Guarda Revolucionária como terrorista

Reuters - O Irá tomará medidas recíprocas contra os Estados Unidos se Washington designar a Guarda Revolucionária Iraniana (IRGC, na sigla em inglês) como organização terrorista, disseram parlamentares iranianos neste domingo (7), segundo a agência estatal de notícias IRNA.

É esperado que os EUA designem a Guarda Revolucionária como organização terrorista estrangeira, disseram três autoridades norte-americanas à Reuters, marcando a primeira vez em que Washington formalmente rotula o exército de outro país como grupo terrorista.

"Responderemos a qualquer ação tomada contra esta força com ação recíproca", afirmaram 255 dos 290 parlamentares iranianos em uma declaração, segundo a IRNA.

"Então os líderes da América, que são eles mesmos criadores e apoiadores de terroristas na região (do Oriente Médio), irão se arrepender dessa ação inapropriada e idiota".

A decisão dos Estados Unidos, que, segundo alertam críticos, pode expor autoridades do Exército e da inteligência norte-americana a ações similares de governos estrangeiros hostis, deve ser anunciada pelo Departamento de Estado talvez nesta segunda-feira (8), disseram autoridades dos EUA na semana passada. Há anos existem rumores sobre a medida.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247