Israel tira Netanyahu do poder após 12 anos e elege novo premiê

Em uma votação acirradíssima, a coalizão de oposição conseguiu a maioria de parlamentares para eleger o ultradireitista Naftali Bennett como novo premiê do país

Naftali Bennett e Benjamin Netanyahu
Naftali Bennett e Benjamin Netanyahu (Foto: Miriam Alster/Pool via Reuters | Reuters/Ammar Awad)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Sputnik - O parlamento de Israel aprovou uma nova coalizão de governo, pondo fim a 12 anos de liderança de Benjamin Netanyahu.

Naftali Bennett, antigo aliado de Netanyahu, venceu como seu rival, passando a presidir uma frágil coalizão formada por oito partidos políticos com profundas divergências ideológicas.

No entanto, tal evento não significa que o ex-premiê israelense saia da política, uma vez que deverá permanecer como líder do partido Likud, passando a exercer o cargo de líder da oposição.

PUBLICIDADE

Netanyahu assistiu à votação neste domingo (13) em silêncio e, no final, aceitando sua derrota, apertou a mão a Bennet antes de sair da câmara e tomar seu lugar no novo cargo.

Deste modo, foi terminado um ciclo de dois anos de paralisia política em Israel, dentro do qual foram conduzidas eleições quatro vezes.

PUBLICIDADE

Agora, Naftali Bennett, líder de um pequeno partido ultranacionalista, terá a complexa tarefa de governar o país em conjunto com partidos das várias frentes políticas.

Exceto sua oposição a Netanyahu, há pouco em comum entre os oito partidos que formam a coalizão, mas tudo parece indicar que deverão seguir uma agenda que tencione reduzir as tensões com a comunidade palestina, bem como em manter boas relações com os EUA.

Inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e saiba mais:

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

PUBLICIDADE

Cortes 247

PUBLICIDADE

Apoie o 247

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
WhatsApp Facebook Twitter Email