Jamil Chade: Amazônia vira maior revés da imagem do Brasil em 50 anos

Correspondente na Europa há 20 anos, o jornalista Jamil Chade destaca que os incêndios florestais na Amazônia já “sufocam o governo Jair Bolsonaro” e que “a crise jà poderia ser considerada como o maior revés do Brasil no cenário externo em meio século". "'Até mesmo um pedido de sanções contra o País foi lançado no Reino Unido, enquanto se proliferam pedidos da sociedade civil para que governos se distanciem de Bolsonaro. Emmanuel Macron, que recebe os líderes do G-7 neste fim de semana, decidiu colocar a Amazônia em sua agenda", diz

247 - Correspondente na Europa há 20 anos, o jornalista Jamil Chade destaca que os incêndios florestais na Amazônia já “sufocam o governo Jair Bolsonaro” e que “a crise jà poderia ser considerada como o maior revés do Brasil no cenário externo em meio século". "Até mesmo um pedido de sanções contra o País foi lançado no Reino Unido, enquanto se proliferam pedidos da sociedade civil para que governos se distanciem de Bolsonaro. Emmanuel Macron, que recebe os líderes do G-7 neste fim de semana, decidiu colocar a Amazônia em sua agenda e chamou o tema de "crise internacional", diz o jornalista. 

“Além da pressão, os governos poderiam lançar um apelo para que o Brasil se comprometa a retomar iniciativas como o Fundo Amazônia ou simplesmente aceitar recursos estrangeiros. Em qualquer um dos casos, isso significaria um monitoramento estrangeiro do que ocorre no Brasil e uma tentativa de blindar o desmonte da política ambiental do País” afirma Chade. 

O jornalista destaca que o ex-ministro do Meio Ambiente e embaixador Rubens Ricupero afirma que Bolsonaro e seu "antiministro do Meio Ambiente estão conscientes e deliberadamente empenhados em destroçar todas as instituições e mecanismos de fiscalização e controle". 

“A percepção de Ricúpero ecoa dentro da ONU, onde o Brasil ve sua reputação afetada. Dois embaixadores que pedem para não ser identificados confirmam que, em décadas, jamais viram uma reação internacional contra o Brasil de tal magnitude. "Não me lembro da última vez que o Brasil passou a ser tratado como um pária, como está sendo hoje", admitiu um deles”, diz Chade. 

Leia a íntegra. 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247