HOME > Mundo

Kennedy reforça candidatura presidencial contra o militarismo nos Estados Unidos

"O Iraque agora está muito pior do que quando entramos lá. Matamos mais iraquianos do que Saddam Hussein jamais matou", exemplificou o democrata

Robert F. Kennedy Jr. (Foto: Brian Snyder/Reuters)

247 - O democrata Robert F. Kennedy Jr., filho do senador assassinado Robert F. Kennedy e sobrinho do ex-presidente John F. Kennedy, afirmou em discurso que sua candidatura à presidência dos Estados Unidos tem como alvo o militarismo no país.

Ele condenou a guerra do Iraque e lembrou do embate seu tio com os militares estadunidenses. "Quando meu tio assumiu o cargo, dois meses depois ele estava lutando contra seu aparato de inteligência e seus militares... Mo meio da Baía dos Porcos, ele percebeu que eles estavam mentindo para ele. Ele percebeu a função das agências de inteligência: fornecer ao complexo militar-industrial um canal constante de guerra. E então os neocons e a CIA foram ao Iraque e fizeram a mudança de regime. Gastamos US$ 8 trilhões e o que ganhamos com isso? Nada... O Iraque agora está muito pior do que quando entramos lá. Matamos mais iraquianos do que Saddam Hussein jamais matou".