CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Levante popular derruba aumento do metrô no Chile

"Ouvi com humildade a voz dos meus compatriotas e não terei medo de continuar ouvindo (...) vamos suspender o aumento das passagens do metrô, o que exigirá a aprovação de uma lei que deve ser muito urgente", disse o presidente Sebastian Piñera

Aprovação de Piñera não para de cair (Foto: REUTERS/Jorge Silva)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sputinik – O presidente do Chile, Sebastián Piñera, informou que seu governo decidiu suspender o aumento das passagens de metrô de Santiago, após onda de protestos na capital do país.

Após seis dias de manifestações em Santiago, o governo finalmente decidiu voltar atrás e não aumentar o preço das passagens de metrô.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
"Ouvi com humildade a voz dos meus compatriotas e não terei medo de continuar ouvindo (...) vamos suspender o aumento das passagens do metrô, o que exigirá a aprovação de uma lei que deve ser muito urgente", disse o presidente durante uma coletiva de imprensa.

Piñera disse que convida nestes domingo "outros poderes do Estado a conhecer suas opiniões e propostas para enfrentar esta difícil situação".

Por outro lado, o presidente condenou os "atos de vandalismo que observamos nos últimos dias".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na semana passada, um novo aumento nas passagens dos principais meios de transporte público de Santiago foi anunciado no Chile e a medida foi rejeitada pela opinião pública.

Trabalhadores, transeuntes e, principalmente, estudantes, organizaram-se se reuniram em diferentes estações de metrô para correr e pular as catracas, evitando pagamento.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As constantes aglomerações e excessos obrigaram a empresa a tomar uma medida sem precedentes e, na sexta-feira, foi decidido fechar todas as estações de metrô, interrompendo completamente o serviço até a próxima segunda-feira.

Por sua vez, o governo do presidente Sebastián Piñera decidiu aplicar a Lei de Segurança do Estado contra manifestantes, que permite acelerar os processos judiciais para emitir sentenças com mais velocidade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O metrô de Santiago é um dos principais meios de transporte da capital chilena, transportando cerca de 2,8 milhões de pessoas diariamente.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO