CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Líder da Catalunha proclama independência, mas adia efeitos para negociar

O líder catalão, Carles Puigdemont, proclamou a independência da região da Espanha nesta terça-feira, mas disse que seus efeitos serão suspensos para permitir conversas com o governo de Madri; “Assumo o mandato de que a Catalunha deveria se tornar um Estado independente na forma de uma república... proponho suspender os efeitos da declaração de independência para realizar conversas para chegar a uma solução combinada”, disse Puigdemont ao Parlamento regional em Barcelona

Presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, durante coletiva de imprensa, em Barcelona 02/10/2017 REUTERS/Albert Gea (Foto: Aquiles Lins)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

BARCELONA (Reuters) - O líder catalão, Carles Puigdemont, proclamou a independência da região da Espanha nesta terça-feira, mas disse que seus efeitos serão suspensos para permitir conversas com o governo de Madri.

“Assumo o mandato de que a Catalunha deveria se tornar um Estado independente na forma de uma república... proponho suspender os efeitos da declaração de independência para realizar conversas para chegar a uma solução combinada”, disse Puigdemont ao Parlamento regional em Barcelona.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Embora Puigdemont não tenha chegado a pedir o apoio explícito da Câmara para a declaração separatista em uma votação, uma medida que teria fechado as portas para uma solução negociada, a declaração mergulha a Espanha no desconhecido.

O governo espanhol já disse que qualquer declaração de independência unilateral seria ilegal, e prometeu agir para “restaurar a lei e a democracia” se o Parlamento da região autônoma e rica do nordeste do país for adiante.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, poderia adotar a medida inédita de dissolver a legislatura catalã e convocar novas eleições regionais, a chamada “opção nuclear”.

Madri também pode pedir que os tribunais derrubem uma declaração de independência por esta ser inconstitucional.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Apesar dos clamores repetidos por diálogo com Madri, a proclamação torna uma solução negociada mais difícil, já que Rajoy afirmou que não conversará com os líderes catalães a menos que eles desistam dos planos de separação.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO